quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Prática na Creche



Nas aulas de Prática na Creche com a professora Andréa Coelho estamos aprendendo a trabalhar de forma que desenvolvamos cada vez mais e melhor as habilidades das crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. Nos dividimos em grupos e cada grupo ficou com um tópico para abordar. O do nosso grupo foi a matemática e todos os seus aspectos.

Na Educação Infantil, os objetivos tem caráter interdisciplinar:
Vivenciar situações onde o uso e a prática social da matemática estejam presentes;
•Interligar as áreas do conhecimento através de estratégias que permitam às crianças desenvolver suas habilidades;
•Ampliar o repertório de situações didáticas propostas pelos professores usando atividades: jogos, literatura infantil, brincadeiras infantis (parlendas, cantigas e advinhas), situações-problemas, exploração de figuras geométricas e construção de gráficos e tabelas, dentre outras.

“ Proposta de trabalho de matemática para a escola infantil deve encorajar a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvem e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática.”
Kátia Smole

O trabalho realizado com a matemática deve ter basicamente um aspecto lúdico. É através do jogo, da brincadeira, e conseqüentemente da interação com os colegas que a criança entra em contato com conceitos matemáticos. Trabalhar todo
e qualquer conceito matemático deve estar ligado a exploração dos elementos da realidade do aluno, manipular, explorar livremente os materiais, e sobre tudo, observar os resultados.Proporcionar aos alunos situações desafiadoras que necessitam
a resolução de problemas é fundamental.
O jogo e a brincadeira permitem ao educando criar, imaginar, fazer de conta, funcionam
Como um laboratório de aprendizagem, permitem ao educando experimentar, medir, utilizar, equivocar-se e fundamentalmente APRENDER.

De 0 a 2 anos:
A criança descobre o tato, movimentos, formas, pesos, texturas, sons. Começa a engatinhar, a melhorar a coordenação motora com movimentos exploratórios de abrir, fechar, empilhar, etc. Explorar o corpo e a percepção, trabalhando noção espacial e a quantidade de objetos em torno de si.

De 2 a 4 anos:
É a época da fantasia e da invenção. Simulação de situações-problemas, envolvendo situações do seu dia-a-dia, como distribuir biscoitos, a distância entre uma coisa e outra ( através de passos), etc.

De 4 a 6 anos:
Começa a aceitar regras e compreendê-las, apresenta maior atenção e concentração, interesse por números e seus significados, o grupo que está inserido começa a ter importância.

Operações matemáticas:
Para introduzirmos as operações matemáticas na educação infantil devemos sempre utilizarmos de materiais concretos, que preparam para desenvolver o raciocínio abstrato da criança. Devemos utilizar situações do cotidiano para resolução de situações-problemas, através de operações simples para que haja a iniciação nessa área.

Como lidar com as dificuldades?

•Sendo claro e objetivo para evitar a falta de compreensão;
•Fazer um questionamento por vez, pois nessa fase a criança tem dificuldade em perceber vários aspectos ao mesmo tempo;
•Fazer intervenções em cada hipótese levantada pela criança para que ela possa confirmar ou não suas respostas, assim alcançarão seus objetivos e avançarão em suas descobertas.

“Uma proposta bem desenvolvida incorpora contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções matemáticas, sem, no entanto,
esquecer que a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender
como ele pensa e fazer as interferências no sentido de levar cada aluno a ampliar progressivamente suas noções matemáticas.”
Kátia Smole

Esse trabalho que realizamos foi muito enriquecedor, pois pesquisamos as diversas formas de se trabalhar, as várias atividades que podemos realizar e como pode ajudar no desenvolvimento integral dos alunos. Para concluirmos esse trabalho pesquisamos muito e nos utilizamos de textos e conhecimentos de Kátia Smole. Com seus textos sobre a matemática e a Educação Infantil esclarecemos dúvidas e construimos nosso conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário