domingo, 22 de novembro de 2009

Pesquisa


Na aula de Pesquisa a professora Delaine auxilia a gente a construir nossa monografia. Isso vem nos ajudando muito, pois antes dessa matéria, desde o período passado, nós ficávamos muito preocupadas, sem saber por onde começaríamos, e agora já estamos concluindo o segundo capítulo com tranquilidade. Além disso fazemos sempre uma pequena apresentação para turma sobre o que produzimos, assim estamos "treinando" para o dia da banca.
A minha monografia fala sobre as Inteligências Múltiplas de Gardner, o desenvolvimento da criança e um pouco sobre a vida de Gardner.

Inteligências Múltiplas e o desenvolvimento do aluno

•Psicólogo Cognitivo e educacional
•Nascido em Scranton, Pensilvânia
•1961: entra na Universidade de Harvard, para fazer História
•Muda para relações sociais – psicologia, sociologia e antropologia – como interesse maior em psicologia clínica
•1971: termina o doutorado com dissertação em sensibilidade de estilo em crianças
•Cria um grupo de pesquisa em educação pela arte
•Década de 90: desenvolve a teoria das Inteligências Múltiplas (IM), por qual é especialmente conhecido
As Inteligências existentes:
- Inteligência Lingüística: é a capacidade com as palavras. Caracteriza-se pela maior sensibilidade para a língua falada e escrita. Associada à habilidade de se expressar por meio da linguagem verbal, escrita e oral. Habilidade também para lidar criativamente com palavras nos diferentes níveis de linguagem, sensibilidade aos sons, estrutura e significados e funções das palavras e da linguagem. É predominante em oradores, escritor, poetas, advogados, e locutores.
- Inteligência Lógico-matemática: é a capacidade numérica ou a capacidade lógica, abrange a capacidade de analisar problemas, operações matemáticas e questões científicas. Está associada diretamente ao pensamento científico, ao raciocínio lógico e dedutivo, a compreensão de cadeia de raciocínios, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números e outros elementos matemáticos.É mais desenvolvida em matemáticos, engenheiros e cientistas, por exemplo.
- Inteligência Espacial: é a capacidade com as imagens. Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. Está associada ao sentimento de direção, à capacidade de formar um modelo mental e utilizá-lo para se orientar. Percepção com exatidão do mundo visuo-espacial e de realizar transformações nas próprias percepções espaciais. É mais desenvolvida em arquitetos, desenhistas e escultores.
- Inteligência Corporal-Cinestésica: é a capacidade com o corpo, capacidade em esportes, traduz-se na maior capacidade de utilizar o corpo de diversas maneiras, por exemplo, como instrumento de expressão, dentre outros, para a dança. Capacidade de controlar os movimentos do próprio corpo e de manipular objetos habilmente. É mais desenvolvida em mímicos, dançarinos, esportistas, atletas, cirurgiões e mecânicos.
- Inteligência Musical: á a capacidade musical, expressa-se através da habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais, está associada também à capacidade de se expressar por meio da música, ou seja, dos sons organizando-os de forma criativa a partir dos tons e timbres. É mais desenvolvida em músicos e compositores.
- Inteligência Interpessoal: é a capacidade para lidar com outras pessoas, é uma habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros, e, consequentemente, de se relacionar bem com eles. Capacidade de discernir e responder adequadamente aos estados de humor, temperamentos, motivações e desejos de outra pessoa. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos, professores e vendedores.
- Inteligência Intrapessoal: é a capacidade com o eu, significa ter acesso aos seus sentimentos e capacidade de discriminar as próprias emoções e facilidade em reconhecer as forças e fraquezas pessoais. Está associada à capacidade de se estar bem consigo mesmo, de conseguir administrar os próprios sentimentos, de se conhecer e de usar essas informações para alcançar objetivos pessoais. É uma teoria que redefine o que é ser inteligente e o quanto à emoção interfere no desenvolvimento da inteligência. É um novo caminho em busca do equilíbrio entre o intelectual e o emocional, expressa na capacidade de se conhecer. É mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros.
- Inteligência Naturalista: é a capacidade de lidar com a natureza, traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os fenômenos e padrões da natureza. Esta associada à capacidade humana de reconhecer objetos na natureza.Habilidade no reconhecimento e na classificação de numerosas espécies – a flora e a fauna – e do seu meio ambiente. Capacidade para categorizar organismos novos e desconhecidos, apresenta vasto um conhecimento sobre o mundo vivo. É mais desenvolvida em paisagistas, ambientalistas, botânicos e biólogos.

Inteligência estudada:
Existencial - capacidade de refletir, pensar sobre questões fundamentais da existência, aguçada em vários segmentos diferentes da sociedade. Capacidade de situar-se como referência ao alcance máximo do cosmos – o infinito – e a capacidade de situar-se com referência a características existenciais da condição humana como o significado da morte, o destino dos mundos físico e psicológico, e aquelas experiências profundas como o amor por alguém.
•Não é voltada para religião, não defende moral e nenhuma verdade proposta por algum indivíduo ou instituição.
•Na realidade busca responder algumas perguntas feitas pela humanidade desde muito tempo, como: “ Quem somos nós?” e “ Para onde vamos?”.

“ A missão da educação deve continuar a ser uma confrontação com a verdade, a beleza e a bondade, sem negar as facetas problemáticas dessas categorias ou as discordâncias entre diferentes culturas.”
Howard Gardner

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