domingo, 22 de novembro de 2009

Conteúdo e Metodologia da Educação Física


Em nossas aulas com a professora Cristiane percebemos que a aula de Educação Física é muito mais do que uma simples aula prazerosa, onde os alunos se divertem. Tem muito mais coisas envolvidas nessa aula, a psicomotricidade, atividades que auxiliam no desenvolvimento integral da criança, até atividades que ajudam no entendimento de conteúdos em sala de aula e também aprendemos um pouco sobre a história e a evolução do ensino da Educação Física.
Aqui esta um apanhado do que aprendemos nessa matéria esse período.

A Educação Física era meramente uma atividade prática, com exercícios físicos, não fazia ligação com nenhuma outra disciplina, sem se preocupar com o resultado que isso daria. Depois passou a ter maior valor teórico, começou-se a pensar e a enfatizar atividades que desenvolvesse algo, como a psicomotricidade do aluno, que o auxiliará em sala de aula. Atualmente, é feito um trabalho para desenvolver habilidades que serão fundamentais no desenvolvimento desse aluno.
Dentro da Educação Física temos metas a serem desenvolvidas: lateralidade, equilíbrio, tonicidade, relaxamento, percepção espacial, percepção temporal e coordenação motora.
A psicomotricidade ajuda a desenvolver o lado intelectual, afetivo, social e o motor da criança, que vai dar-lhe segurança e equilíbrio, para assim haver o desenvolvimento integral do aluno.
O aluno precisa que seu lado motor seja bem desenvolvido na aula de Educação Física e até mesmo em sala de aula, pois trabalhando todo o esquema corporal, desenvolverá seus movimentos, e seu aprendizado será melhor, terá uma leitura mais harmoniosa, não terá problemas de noção espacial, nem temporal. A união da sala de aula e da aula de Educação Física é a melhor opção para que alcancemos as metas e o desenvolvimento do aluno seja integral.
Uma boa maneira de alcançar essas metas é através das brincadeiras e dos jogos. A brincadeira faz com que o aluno "se conheça", tome consciência do próprio corpo, se relacione com os outros, crie situação e as explore. Quando o aluno esta brincando é a hora de expressar seus sentimentos, de criar "realidades", situações para "viverem". Quando o aluno se depara com essas situações, ele desenvolve, formando a sociabilidade, cria sua autonomia e a formação motora; com as conquistas através do dia-a-dia nas brincadeiras, vão buscando a independência.
A brincadeira também é, para criança pequena, um luto pela perda relativa dos cuidados maternos, encontrando, progressivamente, força e estratégias para enfrentar desafios, como: pensar e agir, assumindo a responsabilidade por seus atos.

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